
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO – MPT e Cerest realizam 1º Fórum de Saúde Mental e Trabalho no município de Patos
14/09/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Patos realizaram, nessa quarta-feira (13), o 1º Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho do município. O evento foi realizado no Auditório do Ministério Público Estadual (MPPB) e reuniu cerca de 80 pessoas, entre profissionais de saúde, Referências Técnicas, outros profissionais da rede de assistência social, estudantes e várias autoridades.
O fórum abriu a programação de eventos da Campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher”, realizada pelo MPT na Paraíba com foco na saúde mental do trabalhador. Com a mensagem “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha visa a prevenção e o combate aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho e a outras situações, que levam ao adoecimento. Dentro da programação, o MPT também realizará eventos em João Pessoa e Campina Grande.
A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, ressaltou que “o MPT como um órgão promotor dos direitos sociais e protetor da saúde e da vida, tem grande satisfação em implementar esse tipo de ação nas cidades para conscientizar a população das medidas que devem ser adotadas para que se tenha um meio ambiente de trabalho hígido e saudável”.
O evento foi voltado para profissionais e Referências Técnicas dos municípios da 3ª Macrorregião de Saúde, equipes da assistência de saúde mental do município de Patos, profissionais que atuam na área de saúde e segurança do trabalhador, além de estudantes universitários.
A palestra magna do evento “A saúde do trabalhador sob o olhar da psicologia” foi ministrada pelo psicólogo Ítalo Tenório, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Patos.
A diretora do Cerest de Patos, Giglielli Modesto, enfatizou que a finalidade do evento foi “trazer mais atenção para o tema do cuidado com a saúde mental” e conscientizar os profissionais de saúde de que “todos os possíveis usuários que estão sob responsabilidade deles também são trabalhadores e que a situação do trabalho pode estar associada à saúde mental”.
O 1º Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho de Patos contou com o apoio da Prefeitura Municipal e com a participação de gestores, parlamentares e representantes do Poder Judiciário no município, entre eles, a diretora do Fórum de Patos, Joscileide Ferreira de Lira; a presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Tide Eduardo; o secretário Municipal de Saúde Leônidas Medeiros Dias; a gerente da Atenção Especializada, Dila Ramos; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo, além de outras autoridades.
Fórum em Campina Grande
Na próxima segunda-feira (18/09), das 8h às 17h, será realizado o 1º Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho, que acontecerá no Auditório da Fiep, em Campina Grande para cerca de 300 pessoas, em parceria com o Cerest de Campina Grande.
Segundo a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, haverá o lançamento da Cartilha “Saúde Mental e Trabalho: Riscos e Prevenção”, editada pelo Cerest-CG com apoio do MPT.
Ela informou que entre 19 e 22 de setembro, haverá ações em empresas e hospitais de Campina Grande.
"A campanha alusiva ao Setembro Amarelo é de extrema importância para a saúde mental, entendendo que as doenças mentais são silenciosas e prejudicam as relações profissionais, sociais e familiares, gerando agravos irreparáveis aos trabalhadores. É importante falar sobre o assunto, para que busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha", enfatiza a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior.
Roda de Conversa no Hospital Clementino
Nesta sexta-feira (15), às 10h, a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, participará de uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental: "Como Identificar, Prevenir e Enfrentar o Assédio no Trabalho", dentro da Campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher”. O evento será realizado no Auditório do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.
Sobre a Campanha
Um vídeo de 60 segundos e spot para veiculação em TVs e rádios já estão sendo veiculados na imprensa paraibana e nas redes sociais. Materiais e conteúdos estão sendo postados nas redes sociais durante todo o mês e, ainda, haverá o lançamento de uma Cartilha.
PROGRAMAÇÃO - SETEMBRO AMARELO
*13 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA*
*PATOS*
*1º FÓRUM REGIONAL DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO DE PATOS* - Local: Auditório do Ministério Público do Estado da Paraíba - MPPB em Patos. Hora: 8h às 12h.
*15 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA*
*JOÃO PESSOA*
Roda de Conversa sobre Saúde Mental - “Como identificar, prevenir e enfrentar o assédio no trabalho”. Local: Auditório do Hospital Clementino Fraga - Hora: 10h.
*18 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA*
*CAMPINA GRANDE*
*1º FÓRUM REGIONAL DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO* - Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. Hora: 8h às 17h.
*19 a 22 DE SETEMBRO – TERÇA A SEXTA*
Pit Stop em empresas de Campina Grande sobre Saúde Mental e Assédio no Trabalho.
*21 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA*
*JOÃO PESSOA*
Roda de Conversa sobre Saúde Mental – Local: Secretaria Estadual de Saúde. Av. Dom Pedro II. Hora: 14h30.
DENUNCIE!
Denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias, no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128).
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb