MPT destina veículo e equipamentos para Centro de Reabilitação em Saúde do Trabalhador de Campina Grande

23/12/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou recursos para a aquisição de um veículo e equipamentos de fisioterapia e informática para o Centro de Referência em Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), construído em Campina Grande com recursos destinados pelo MPT-PB. O carro foi entregue, na tarde dessa quinta-feira (22), pelo procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida ao secretário municipal de Saúde, Gilney Porto; à direção e aos servidores do Centro.

O veículo foi doado para as atividades do Cerast, entre elas, do ‘SuperAR’, um serviço pioneiro e gratuito, inaugurado em março de 2021 no Cerast, para atendimento e reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19. Ao todo, foram destinados aproximadamente R$ 580 mil para compra do veículo e equipamentos para o Centro. O Cerast e o projeto SuperAR são frutos de parceria entre o MPT na Paraíba e a Prefeitura de Campina Grande. Os equipamentos deverão ser entregues em janeiro.

A destinação dos recursos para o Cerast é fruto da atuação do MPT na Paraíba. Foi feita pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda resultado da atuação da Instituição em processo junto à Vara do Trabalho de Guarabira.

“Essa destinação é uma situação típica de recomposição de bens lesados, no mundo do trabalho, pois concorrerá para o eficiente atendimento a trabalhadores vítimas de acidentes do trabalho e doenças profissionais. O Cerast atende a um público de uma grande região, inclusive estados vizinhos, daí a grandeza da Instituição, estando sempre a merecer o apoio do poder público”, destacou o procurador Paulo Germano.

“Muito feliz de vir ao Cerast, para fazer a entrega desse veículo, que vai incrementar a capacidade operacional dessa unidade de saúde, que tanto colabora para a coletividade dos trabalhadores de Campina e da região. O Cerast é fruto de uma parceria do Ministério Público do Trabalho e da Prefeitura de Campina Grande e saber que nós temos a oportunidade de contribuir com a melhoria desse serviço é sempre motivo de muita satisfação”, ressaltou o procurador Marcos Antonio, que fez a entrega das chaves do veículo ontem, representando o MPT.

“Agradecemos a todos os procuradores do Trabalho, na pessoa do procurador Marcos, por essa doação para o nosso Centro, que presta um serviço de excelência a todos os trabalhadores de saúde, vítimas de acidentes ou doenças do trabalho. Fizemos a aquisição do veículo e em janeiro faremos a compra dos equipamentos de fisioterapia e informática”, afirmou o secretário de Saúde Gilney Porto.

Sobre o Cerast: serviço de referência

O Cerast foi inaugurado em Campina Grande, em 2016 e atende de forma gratuita. O MPT-PB destinou, na época, aproximadamente R$ 1,6 milhão para a obra. Conta com uma equipe de mais de 30 profissionais de saúde do município e atende trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho, acidentes de trajeto e acometidos por doenças ocupacionais que necessitam de reabilitação para retomar sua vida e suas atividades laborais.

Oferece atendimentos com assistência médica, psicológica, de fisioterapia, multidisciplinar e oferece dezenas de serviços, com uma grande estrutura, envolvendo salas de fisioterapia, ginásio, salas de consultas e exames, auditório e até piscina aquecida para fisioterapia aquática. A piscina passou por reforma e deverá ser reaberta nas próximas semanas. O SuperAR foi inaugurado no Cerast durante a pandemia, em 2021, e atende pacientes com sequelas da Covid-19.

>SERVIÇO:

- O Cerast está localizado na Avenida Dinamérica Alves Correia, 102-214 - Santa Rosa, Campina Grande – PB. Funciona de segunda a sexta.

- O ‘SuperAR’ - Centro de Reabilitação Pós-Covid funciona no Cerast, em Campina Grande, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os pacientes podem procurar o serviço diretamente ou ser encaminhados pelos hospitais ou pela rede de saúde.

 

Ascom MPT-PB com Codecom.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir