• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • Destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Institucional
  • MPT ajuíza ação contra empresário que afirmou em redes sociais que não contrataria ‘artistas petistas’
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

MPT ajuíza ação contra empresário que afirmou em redes sociais que não contrataria ‘artistas petistas’

MPT já recebeu 105 denúncias, das quais aproximadamente 40% após o resultado do 2º turno das Eleições

06/11/2026 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) ajuizou uma Ação Civil Pública contra um empresário do ramo de entretenimento e um dos organizadores dos blocos de Pré-Carnaval de João Pessoa. Ele afirmou, em seu perfil em uma rede social, que não contrataria “artistas petistas” e pessoas contrárias às suas convicções políticas. Após o ajuizamento da ação, a Justiça do Trabalho da Paraíba determinou algumas obrigações para o empresário e que ele exclua os conteúdos, devendo pagar multa no valor de R$ 10 mil por obrigação descumprida. Na Paraíba, o MPT já recebeu 105 denúncias, das quais aproximadamente 40% após o resultado do 2º turno das Eleições.

“A conduta viola direitos fundamentais relacionados à igualdade, à liberdade de consciência e de convicção política, ao pluralismo político, à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho, além de fomentar práticas de assédio eleitoral e discriminação político-ideológica”, afirma o procurador do Trabalho Rogério Sitônio Wanderley.

Ele ressalta, ainda, que a expressiva quantidade de seguidores do perfil utilizado, associada à posição de influência ocupada pelo promovido no segmento de entretenimento e eventos, amplia significativamente o alcance das manifestações e seu potencial de estimular outros empregadores e tomadores de serviços a adotarem práticas discriminatórias semelhantes.

Embora a publicação original tenha sido posteriormente excluída do perfil do empresário, o Ministério Público do Trabalho afirma que seu conteúdo foi amplamente reproduzido por veículos de comunicação e outras páginas nas redes sociais, permanecendo demonstrada a divulgação das manifestações discriminatórias.

O empresário deve cumprir as seguintes obrigações:

  1. ABSTER-SE, desde o recebimento da intimação desta decisão, por qualquer meio, presencial ou virtual, direta ou indiretamente, inclusive mediante postagens, repostagens ou compartilhamentos de mensagens, de discriminar, estimular, incitar, orientar e solicitar que empregadores ou tomadores de serviços discriminem, não admitam, dispensem, prejudiquem ou persigam quaisquer trabalhadores por motivo de crença e convicção política, de modo que não sejam praticados atos de assédio, dispensa/desligamento, não contratação ou coação eleitoral com potencial de constrangimento, intimidação e cerceamento de qualquer direito humano;
  2. REMOVER, no prazo de 4 horas após o recebimento da intimação desta decisão, de suas redes sociais, aplicativos de mensagens, portais e perfis de internet sob sua administração (Instagram, TikTok, X ou qualquer outra plataforma) todas as publicações, mensagens e comunicações que deram ensejo à presente Ação Civil Pública;

Confira os Canais de Denúncias do MPT:

- Site nacional do MPT: www.mpt.mp.br (https://mpt.mp.br/assedio-eleitoral)

- Site do MPT-PB, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

- WhatsApp Denúncias do MPT Paraíba: (83) 3612-3128

- Sede do MPT-PB, em João Pessoa – Telefone – (83) 3612-3100 (segunda a sexta, das 8h às 16h) – Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 234 - Centro

 

Ascom MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr