• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • Destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Institucional
  • NA PARAÍBA - MPT apoia protagonismo juvenil para combater o trabalho Infantil e evento reúne adolescentes de 10 municípios
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

NA PARAÍBA - MPT apoia protagonismo juvenil para combater o trabalho Infantil e evento reúne adolescentes de 10 municípios

24/07/2026 – Mais de 150 adolescentes de 10 municípios da Paraíba participaram do 1º Seminário Estadual de Protagonismo e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizado nessa quinta-feira (23), em João Pessoa, com o apoio do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). O evento foi promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB) e teve como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e o debate entre adolescentes de diferentes regiões do Estado sobre o trabalho infantil e suas consequências.

O seminário aconteceu durante toda essa quinta-feira, na sede do projeto Beira da Linha, no bairro Alto do Mateus, na Capital, onde os participantes vivenciaram uma programação dinâmica, lúdica e interativa, com atividades que estimularam o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva de reflexões e propostas. O seminário também contou com a participação de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13).

“É de extrema importância um evento como este porque as crianças e os adolescentes são o objetivo da política. E, quando eles atuam como protagonistas, agem como multiplicadores de conhecimentos, conhecendo e divulgando os seus direitos e conquistando espaço na sociedade. É para esses jovens e por eles que precisamos buscar soluções que efetivem seus direitos. Fico muito feliz em ver tantos protagonistas, conquistando espaços”, afirmou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do MPT na Paraíba.

De acordo com o Fepeti-PB, o seminário reuniu adolescentes dos municípios de Bayeux, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Lucena, Cabedelo, João Pessoa, Guarabira, Umbuzeiro e Campina Grande.

Para a coordenadora do Fepeti-PB, Jacinta Morais, o evento reafirma a importância de ampliar os espaços de escuta e a participação dos adolescentes e jovens na construção de políticas e ações voltadas à prevenção e à erradicação do trabalho infantil. “Quando os adolescentes ocupam os espaços de diálogo, fortalecemos a cidadania e a defesa dos direitos, contribuindo para a erradicação do trabalho infantil”, ressaltou.

 

Ascom MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr