• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • Destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Institucional
  • MPT realiza 2ª Cavalgada Verde em Cabaceiras pela saúde de trabalhadores e distribui kits de proteção
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

MPT realiza 2ª Cavalgada Verde em Cabaceiras pela saúde de trabalhadores e distribui kits de proteção

27/04/2026 – “Todo mundo aqui tá vendo / Que esse sol tá de lascar/ Por isso use chapéu / e lembre de se hidratar / por você tenha amor/ E se lembre, por favor/ Passe protetor solar”. Os versos da poetisa Anne Karolynne, em forma de aboio, foram entoados como alerta durante a ‘2ª Cavalgada Verde’, realizada nesse domingo (26), em Cabaceiras, no Cariri paraibano. A Cavalgada reuniu aproximadamente 100 vaqueiros e trabalhadores do campo, profissionais vulneráveis aos efeitos do sol e distribuiu kits de proteção. A Paraíba registrou, em 2025, 57 casos de câncer relacionados ao trabalho (pelo menos 4 casos por mês). O evento integrou a programação do Abril Verde – campanha nacional de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

 

Esta terça-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Para marcar a data, o MPT realizará “Amistoso do Abril Verde” nesta terça-feira (28), a partir das 19h30, no campo da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Astra 13), no Altiplano Cabo Branco (Av. João Cirilo da Silva), em João Pessoa.

Em 2025, foram notificados na Paraíba 8.829 acidentes do trabalho e adoecimentos, o que significa 1 caso por hora. Ou 24 acidentes por dia no Estado, conforme dados do Sinan, do Ministério da Saúde.

O Abril Verde este ano aborda o tema: “Impactos das Mudanças Climáticas no Meio Ambiente do Trabalho - Clima equilibrado, Trabalho protegido, Mente saudável”. A Cavalgada Verde teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar a saúde e segurança de trabalhadores do campo, além de alertar sobre os impactos das mudanças climáticas na vida desses profissionais, que trabalham expostos ao sol.

A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (GSE) e o município de Cabaceiras (por meio das Secretarias de Turismo, Saúde e Meio Ambiente).

 

“Hoje, passamos muito mais tempo no nosso trabalho do que com nossos entes mais queridos. E se esse ambiente de trabalho é insalubre, é perigoso. Então, tem uma grande possibilidade de acontecer um adoecimento, um acidente. Que possamos investir cada vez mais na prevenção para que isso não ocorra. Por isso é que o slogan é Chega de Acidentes do Trabalho”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, vice-coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

 

“É uma campanha importante porque nós precisamos conscientizar a população para tomar os cuidados necessários para evitar os acidentes. Então, todos juntos, em prol de diminuir os acidentes do trabalho no Brasil”, afirmou o prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires.

   

  

“Foi um dia de aprendizado, de troca de experiências e, acima de tudo, de ver o brilho nos olhos dos nossos vaqueiros e vaqueiras”, acrescentou o secretário de Turismo de Cabaceiras, Toninho Menezes.

 

A poetisa Anne Karolynne, autora do Cordel “Quando o clima muda o trabalho sente”, abrilhantou o evento com participações especiais declamando poesias e cantando. O evento teve o acompanhamento de equipes de saúde e de uma ambulância, bem como a presença de médico veterinário, além da distribuição de água e de kits educativos de proteção solar.

 

 

Vaqueiros e vaqueiras se concentraram no Parque Beira Rio e a Cavalgada Verde percorreu as ruas da cidade de Cabaceiras, divulgando para moradores e turistas a mensagem da importância da prevenção dos acidentes do trabalho. Um dos pontos de parada foi o ponto turístico de Cabaceiras próximo ao letreiro “Roliúde Nordestina”. O evento terminou com um momento de confraternização e forró pé de serra. 

 

 

Sobre o 28 de Abril

 

A Cavalgada aconteceu às vésperas do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta terça-feira (28).

 

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá.

 

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121, de 2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

 

Ascom/MPT-PB.

 

 

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr