MPT lança projeto para população LGBTQIA+ em parceria com prefeitura de João Pessoa e Associação Iguais

25/01/2023 - O Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) em parceria com a prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial; e a Associação Iguais, lançou nesta quarta-feira (25), o Projeto SOS Diversidade.

 

O evento foi realizado na Sede do MPT-PB e fez parte das ações alusivas ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Estiveram presentes autoridades, lideranças do movimento LGBTQIAP+ da Paraíba e pessoas trans que serão beneficiadas pelo projeto.

A iniciativa formada pela parceria vai doar 100 cestas básicas por mês, durante cinco meses, à população LGBTQIA+ do município de João Pessoa. Um dos critérios para acessar o benefício é estar inscrito no CadÚnico. Os recursos para a aquisição dos alimentos são provenientes de multas aplicadas pela Justiça do Trabalho.

   

“Somos uma população de famintos. O Ministério Público, como Órgão garantidor da dignidade, não pode fechar os olhos para o problema, nomeadamente em relação a grupos vulneráveis e minorias” ressaltou o procurador Regional do Trabalho, Eduardo Varandas.

Segurança alimentar para população LGBTQIA+

“O objetivo do projeto é garantir segurança alimentar para a população LGBTQIAP+ na cidade de João Pessoa, levando em consideração a extrema vulnerabilidade que essa população é vítima , tanto historicamente falando quanto agora, pós pandemia do Covid, o que tornou o desemprego ainda maior”, explicou Geraldo Filho, coordenador de Promoção LGBT e Igualdade Racial do município de João Pessoa, Geraldo Filho.

Parcerias

“A palavra de hoje é gratidão. Estamos prontos para firmar mais parcerias e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o vice-prefeito do município de João Pessoa, Léo Bezerra.

“É sempre importante quando um órgão público tem iniciativa de ajudar a população LGBT, que já sofre tanto com falta de acesso à saúde, alimentação, escola e emprego . Esse projeto vai desafogar muitos de nós”, comentou Dell Félix, presidente da Iguais Associação LGBT+, instituição parceira do SOS Diversidade.

Participação de órgãos públicos e sociedade civil

O evento contou com as seguintes presenças: procuradora do Ministério Público Federal, Janaína Andrade; Integrante da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção de Direitos Humanos do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba., Wilson Quirino; secretário de Gestão Governamental do município de João Pessoa; presidente da Associação de Pessoas Travestis, Transexuais e Transfeministas da Paraíba, Andreina Vilarim ; Coordenador do Petris - Coletivo de pessoas Transmasculinas, Renato de Pádua e a coordenadora do Maria Quitéria -Coletivo de Mulheres Lésbicas da Paraíba, Aniely Mirtes.

 

ASCOM MPT-PB

Imprimir