MPT realiza audiência de planejamento da Campanha de Combate à Exploração Infantil no São João

18/05/2022 – Campina Grande - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizou, na tarde desta quarta-feira (18), uma audiência de planejamento das ações da Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil no São João de Campina Grande. O lançamento da campanha acontecerá no próximo dia 3 de junho, na Vila Sítio São João, em Campina Grande, antecedendo a abertura oficial da festa.

A campanha já é tradicionalmente realizada pelo MPT, em parceria com a prefeitura e o apoio voluntário de artistas e cantores regionais e nacionais que integram a programação do evento ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande.

A audiência – realizada por videoconferência – foi presidida pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá, vice-coordenador Regional da Coordinfância/MPT, que coordena a ‘Ação Intersetorial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil no São João de Campina Grande’. Essa ação é realizada desde 2014, em parceria com a Prefeitura Municipal e tem conseguido reduzir o número de casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e exploração sexual na área do Parque do Povo, onde ocorrem os festejos juninos.

“Este será o 7º ano que vamos realizar a ‘Ação Intersetorial de Combate à Exploração Infantil no São João, juntamente com órgãos parceiros. Aqui em Campina, estávamos conseguindo reduzir os índices de trabalho infantil, inclusive exploração sexual, durante o período junino, graças ao trabalho articulado entre os órgãos e entidades privadas e o envolvimento de uma grande ‘rede’, que inclui artistas regionais e nacionais, imprensa e sociedade. Depois de dois anos sem festividades devido à pandemia, essa ação se torna ainda mais desafiadora”, ressaltou o procurador Raulino Maracajá, acrescentando que espera contar, mais um ano, com o apoio de todos.

Participaram da audiência para definir as ações que serão implementadas na Campanha do São João 2022 representantes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande (SEMAS), da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), Vara da Infância de Campina Grande, Energisa e Medow, empresa responsável pelo São João de Campina Grande.

Participaram da audiência o juiz da Infância e Juventude, Perilo Rodrigues de Lucena; o secretário da SEMAS, Valker Neves Sales; José Cláudio do Nascimento (SESUMA - Fiscalização); Joelma Martins (SEMAS); Rômulo Pereira Gomes (Supervisor de Relacionamento com o Poder Público -Energisa); Jean Crhistian Marques Seixas (Supervisor Técnico - Energisa); Nathiel Kelvim Araújo da Silva (Supervisor de Atendimento – Energisa), Rafaela de Oliveira (Assessoria técnica-SESUMA). Participaram também Fred Rodrigues (representante da Medow); Magliana Santos (gerente da Criança e do Adolescente/SEMAS); Jussara de Melo Ferreira (DPSE e PETI /Comissão da Ação Intersetorial); Ronaldo Rodrigues (coordenador da Ação Intersetorial/SEMAS); Luciana Mickaelli King (Vara da Infância), além da Ascom MPT-PB.

 

DENÚNCIAS - Exploração do Trabalho Infantil

- Disque 100

- Site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias)

- Aplicativo MPT Pardal

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Siga: Instagram: @mptparaiba

            Facebook:  @mptpb

Imprimir