‘Escola de Panificação Itinerante’ do Senai e MPT inicia cursos na Funad, em João Pessoa

13/09/2021 – Trinta e dois alunos iniciaram, nesta segunda-feira (13/09), os cursos gratuitos de Padeiro e Confeiteiro oferecidos pela ‘Escola de Panificação Itinerante’ do Senai e MPT, que se instalou na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. Os alunos beneficiados com os cursos são usuários atendidos pela Funad e familiares.

As aulas teóricas e práticas serão ministradas na Unidade Móvel de Panificação, que está instalada nas dependências da Funad e onde ficará pelos próximos dois meses. Pela manhã (7h:30 às 11h:30) são ministradas as aulas do curso de Padeiro e à tarde (13h às 17h) acontecem as aulas do curso de Confeiteiro. São 16 alunos por turno.

Para esse projeto o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 215 mil ao Senai para transformar uma carreta na ‘Escola Itinerante’, com acessibilidade e cursos de padeiro e confeiteiro para pessoas de baixa renda, em cidades da Paraíba. A carreta do Senai recebeu adaptação para dar acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.


A ‘Escola de Panificação Itinerante’ ou Unidade Móvel de Panificação possui uma sala de aula que foi modernizada com carteiras mais adequadas e confortáveis, lousa interativa e data show instalados num ambiente climatizado. Possui equipamentos novos, como masseira, divisora, freezer, geladeira, fogão e forno, além de outros utensílios de cozinha, como batedeira, micro-ondas, filtro de água, panelas, colheres, entre outros.

A primeira turma de concluintes da ‘Escola de Panificação Itinerante’ (com 16 jovens) recebeu os certificados dos cursos de padeiro e confeiteiro no último dia 3 de setembro, na Fazenda do Sol, em Campina Grande. O local acolhe jovens em tratamento de dependência química. Para o procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda, a formatura dessa turma pioneira representa o êxito em uma das etapas do trabalho de recuperação dessas vidas. “Os internos agora têm uma profissão, e a perspectiva é inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou, desejando sucesso para as novas turmas que começaram as aulas nesta segunda-feira (13), na Funad, em João Pessoa.

“Nesses cursos de padeiro e confeiteiro, trabalhamos não só a formação técnico-profissional dessas duas ocupações, mas também, e principalmente, a humanização. Alcançamos nosso objetivo com êxito nesta primeira etapa, que nos leva a pensar num caminhar ainda mais sólido para que possamos continuar ofertando capacitação, formação técnica e humanização”, ressaltou o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai-PB, Janildo Sales.

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612- 3100.
Siga:   Instagram: @mptparaiba
           Facebook: @mptpb

Imprimir