MPT monta Laboratório de TI em Caaporã com cursos gratuitos, inclusive para PCDs

 

18/09/2019 – Jovens e adultos de baixa renda da região de Caaporã, município da Região Metropolitana de João Pessoa agora terão novas oportunidades de capacitação profissional. E o melhor: de graça e sem precisar sair da cidade. É que um novo projeto do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está sendo implantado em Caaporã, onde foi montado um Laboratório de Tecnologia da Informação, Comunicação e Artes Digitais, para o oferecimento de cursos gratuitos e qualificação para o mercado de trabalho.

A Prefeitura de Caaporã (município com cerca de 21 mil habitantes/IBGE) está apoiando o projeto. O primeiro edital de seleção profissional foi publicado na última segunda-feira (16), disponibilizando 48 vagas gratuitas (das quais oito para PCDs) para os cursos de Operador de Computador (Presencial) e Operador de Computador (EaD). As inscrições ficarão abertas até o próximo dia 27 de setembro. As aulas começarão no dia 14 de outubro, com aulas pela manhã e à tarde.

Todas as vagas ofertadas são destinadas a pessoas de baixa renda, devendo o candidato comprovar a sua condição socioeconômica por meio de documentos, conforme o edital. Para se inscrever nos cursos, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e possuir o Ensino Fundamental I completo.

Onde se inscrever

As inscrições estão sendo realizadas das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 no Senai de Caaporã, no Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, localizado na Rua Francisco Nazário, S/N, Piquete.

Prova

O candidato inscrito será submetido a uma prova de caráter eliminatório e classificatório com 20 questões, sendo 10 questões de português e 10 questões de matemática. A prova objetiva será realizada no dia 1º de outubro de 2019, das 9h às 11h, no Centro de Formação Profissional do Senai, em Caaporã. O resultado da prova será divulgado no dia 4 de outubro, a partir das 18h. O edital com todas as informações está disponível no site www.fiepb.com.br/senai.

Sobre o projeto

Segundo o gerente executivo de Educação e Tecnologia do Senai, Janildo Sales, a meta é capacitar, nos três primeiros anos de realização do projeto, aproximadamente 600 jovens.

Ele explicou que foi identificada na cidade de Caaporã uma carência muito grande de profissionais na área de tecnologia da informação, principalmente em Excel avançado e editoração gráfica. “Percebemos isso em visitas a empresas e à comunidade. O Ministério Público do Trabalho também percebia essa carência”, afirmou.

“Identificamos também que os jovens, as pessoas de Caaporã iam fazer cursos como esses em cidades mais distantes, onde tinham dificuldade financeira para se deslocar, para pagar o curso. Os cursos demoravam um período longo de quase oito meses e ainda tinham que pagar”, acrescentou Janildo Sales.

“Desse modo, a realização desse projeto contribui para a formação profissional dessas pessoas, visando inseri-las no mercado de trabalho para que tenham a sua independência financeira, promovam o desenvolvimento local e a geração de trabalho e renda”, finalizou Sales.

Destinação do MPT

“O MPT apoiou a construção do Laboratório de Tecnologia da Informação em Caaporã, haja vista o potencial de empregabilidade na região, decorrente do polo cimenteiro e fábricas no entorno da montadora Fiat/Jeep”, observou o procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda.

 

 

Fonte: Ascom-MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Imprimir