MPT inaugura painéis solares na Associação de Produtores Rurais de Cajazeiras e Laboratório que aproveita caroços do cajá na produção de alimentos e no desenvolvimento de um enxaguante bucal

31/10/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (31), o "Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga”, no município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, fruto de destinação de recursos feita pelo MPT-PB. O Laboratório está realizando estudos para aproveitar caroços do cajá na produção de alimentos, como farinha e canudo comestível, e até no desenvolvimento de um enxaguante bucal. O MPT também inaugurou na manhã de hoje painéis solares e equipamentos na "Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão de Cajazeiras", que vai fornecer os resíduos da produção da polpa do cajá para  os estudos do laboratório. Os projetos são desenvolvidos pelo Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB) com o apoio do MPT-PB. Além de gerar renda para cerca de 80 famílias de comunidades  rurais que vendem frutas para a Associação produzir a polpa, a iniciativa aumentou a produção, reduziu de R$ 3.000,00 para R$ 70,00 a conta de energia elétrica e contribui para o desenvolvimento sustentável da região.

A “Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão” está localizada no Sítio Coxos, a aproximadamente 20 quilômetros da cidade de Cajazeiras. Com os novos equipamentos e painéis solares, a Associação conseguiu produzir este ano aproximadamente 61 toneladas de polpas de diversas frutas, que foram vendidas para a merenda escolar e instituições. Além de maquinários e painéis solares para a Associação, o MPT destinou recursos para aquisição de uniformes para os trabalhadores do local.

O procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda representou o MPT-PB nas solenidades de inauguração na manhã desta terça-feira (31).

A primeira inauguração aconteceu no Sítio Coxos, onde fica a Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão, com a presença de associados e produtores rurais de comunidades próximas. Houve o descerramento da placa pelo procurador e representantes do Instituto. Em seguida, o procurador conheceu o processo de produção das polpas de frutas e o funcionamento dos equipamentos na Associação.

A segunda inauguração foi a do "Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga”. Após evento no Auditório da Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras, houve o descerramento da placa pelo procurador do Trabalho Paulo Germano. Ele conheceu o espaço do laboratório e os equipamentos adquiridos com a destinação de recursos do MPT-PB. Entre as pesquisas em andamento no laboratório está um estudo para o desenvolvimento de um enxaguante bucal a partir dos princípios ativos do cajá e também a produção de um canudo comestível que, depois de utilizado, não será descartado no meio ambiente.

 

 

 

 

Ascom/MPT-PB.


CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb

Imprimir