• Informe-se
  • Notícias do MPT PB
  • Novo aplicativo anti-corrupção - Parceria do Focco-PB, MPT e UFPB disponibilizará até novembro ferramenta para denúncias.

Novo aplicativo anti-corrupção - Parceria do Focco-PB, MPT e UFPB disponibilizará até novembro ferramenta para denúncias.

Com o objetivo de reduzir atos de corrupção e os desvios de recursos públicos pelos gestores, uma nova ‘arma’ está sendo construída por uma equipe de alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a pedido do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que tem o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha na Coordenação.

 

 

 

Simples e fácil, o aplicativo poderá ser baixado pelo celular através do Google Play. “Para denunciar, a pessoa preencherá com informações, local e poderá anexar fotos. Depois, a denúncia será enviada, via celular, para o Focco”, explicou o professor da UFPB, João Marcelo Alves Macedo, que está coordenando o projeto do aplicativo juntamente com o professor Rommel Freire.

 

“O aplicativo vai universalizar o conhecimento e as informações, dando ciência à sociedade de que podemos cada vez mais participar efetivamente do cenário político”, afirmou Cláudio Gadelha, procurador e coordenador do Focco.

Formato

 

O professor João Marcelo explicou que o projeto do aplicativo deverá ser dividido em cinco módulos. O primeiro módulo será o de ‘Denúncia’, o segundo de ‘Educação’, o terceiro de ‘Parceiros’, o quarto ‘Informações’ e o quinto de ‘Games’.

 

“Neste último, haverá jogos onde a criança poderá baixar e aprender, por exemplo, como encontrar a merenda escolar”, afirmou o professor, acrescentando que dois alunos do curso de Computação e um técnico também estão envolvidos na construção dessa ferramenta.

 

A previsão, segundo ele, é que o módulo para ‘Denúncia’ esteja pronto para ser utilizado pela população, até novembro deste ano.

 

Maior controle social

 

“A iniciativa de criar o aplicativo do Focco-PB surgiu logo quando assumimos a Coordenação, em fevereiro, pois percebemos, juntamente com os demais parceiros do Focco, que devemos intensificar o controle social sobre os mais diversos segmentos que manuseiam recursos públicos”, afirmou o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, coordenador do Focco-PB.

 

Fórum ganha parceria da PGT

 

 

 

Na semana passada, o coordenador do Focco-PB, o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, participou de reunião do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC), em Brasília (DF), no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, com representantes de 29 unidades do Ministério Público brasileiro. O objetivo do evento foi apresentar as atividades que vêm sendo realizadas em 12 ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro em 2016 e nos 10 eixos do Fórum. Além disso, o encontro visou compartilhar boas práticas, como sistemas e métricas de monitoramento, avaliação e fiscalização de recursos públicos.

 

Como representante do MPT no Fórum Nacional de Combate à Corrupção, o procurador paraibano Cláudio Gadelha assegurou parceria da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), para fins de veiculação de campanhas na ‘Rádio MPT’, conforme entendimento com o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury.

 

(Por Henriqueta Santiago)

Assessoria do MPT-PB

 

CONTATOS:

 

Henriqueta Santiago – (83) 9 9977-0297 / 9 8840-0708

Giovana Ferreira - estagiária

(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT (Das 9h às 16h)

Imprimir