INCLUSÃO DE PCD - MPT participa do ‘Dia D da Empregabilidade’ e 75 vagas são abertas, em CG

23/08/2019 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na última terça-feira (20), em Campina Grande, do ‘Dia D da Empregabilidade’ de pessoas com deficiência (PCD). Setenta e cinco vagas de emprego em diversas áreas foram ofertadas por 22 empresas notificadas pelo MPT. Durante o evento, que aconteceu na Escola de Audiocomunicação, no bairro do Catolé, 113 pessoas com alguma deficiência foram atendidas para realização de cadastro e encaminhamento às empresas.

  

O evento também contou com a presença de instituições como a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Apae, em Campina Grande.

 

“A inclusão social começa dentro da família e o auge é a empregabilidade, pois o trabalho é a expressão da cidadania para que as pessoas se sintam totalmente inseridas. Há empresas que contratam só para cumprirem a cota legal, mas existem aquelas que contratam pela responsabilidade social, o que é muito importante”, ressaltou a procuradora Andressa Lucena Coutinho, coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande.

“Foram notificadas 40 empresas a comparecerem ao evento. Várias pessoas com deficiência foram lá para fazer o recrutamento, o cadastro, a seleção. E as empresas também. O Ministério Público do Trabalho vai continuar acompanhando para fazer cumprir a lei”, acrescentou a procuradora.

“O evento foi muito bom. Foram feitos 113 atendimentos a pessoas com deficiências e 22 empresas ofertaram vagas. Tivemos 75 vagas em diversas áreas”, informou a diretora do Sine, Monique Rocha da Silveira.

Preconceito

“Muitas vezes, o preconceito começa na própria família, que acaba não investindo na formação educacional e intelectual da pessoa com deficiência. É preciso haver uma mudança no padrão cultural para que essas pessoas sejam qualificadas e incluídas no trabalho de forma natural”, enfatizou a procuradora, que é titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).

Andressa Coutinho lembrou que, para contratar PCDs, as empresas podem procurar ONGs, a Funad, o Sine e as instituições formadoras do Sistema S, como Senai, Senac, etc. Ela também ressaltou a importância do PCD Legal (www.pcdlegal.com.br), site com informações sobre direitos da pessoa com deficiência.

PCD Legal: Você Sabia?

O site www.pcdlegal.com.br é uma biblioteca virtual que possui cartilhas e informações sobre direitos da pessoa com deficiência, desenvolvimento e cidadania, havendo inclusive temas relacionados ao trabalho e tradução em Libras.

 

 

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Imprimir