No palco - Multas transformadas em arte

Quando as cortinas do teatro se abriram, o que se viu foi um verdadeiro espetáculo de música, dança, teatro, cultura popular e, principalmente, de cidadania. Na tarde da última segunda-feira, crianças e adolescentes que integram o projeto trocaram as ruas pelo palco e protagonizaram uma pequena mostra do que o projeto conseguiu mudar na vida deles, em apenas cinco meses de aulas.

O pequeno artista Henrique Rocha, 10 anos, se acostumou rápido com o pandeiro, que tocou com muita desenvoltura na cena em que ele e outras crianças reproduziram a feira de Campina Grande, com direito a côco e roda de capoeira. A feira já era uma velha conhecida de Henrique, quando ele vendia galinha. Mas agora tem um significado diferente para ele e outras crianças que trabalharam no lugar.

Como Henrique, meninos e meninas agora dão outro ritmo à vida. Luiz Gabriel, 11 anos, encenou a peça e também deu um show na flauta. Já o pequeno Rogério Lourenço, 9, arrancou aplausos do público na apresentação de côco e capoeira.

A estreia da turma do Tamanquinhos teve casa cheia. Na plateia, familiares, amigos, pessoas da sociedade e autoridades, entre elas, as procuradoras Edlene Lins Felizardo e Myllena Alencar, além do procurador Raulino Maracajá, um dos idealizadores do projeto, que destinou R$ 217 mil, provenientes de multas trabalhistas.

“A ideia do projeto e o sonho foram do procurador. A gente apenas executou”, resumiu, emocionada, Eneida Agra, coordenadora do Tamanquinhos. “É emocionante ver o que a arte vem fazendo na vida das crianças e dos profissionais que se doam ao projeto! Experiência revigorante!”, concluiu Raulino.

Projeto abrirá 60 novas vagas

O projeto Tamanquinhos das Artes começou em julho deste ano. A sua sede funciona no Complexo Socioeducacional Santa Madalena, na Feira Central de Campina Grande. Crianças em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com aulas e oficinas de artes plásticas, confecção de brinquedos, música (violino e flauta), dança criativa e jogos teatrais.

Aproximadamente 60 jovens são beneficiados. Mas, segundo a coordenadora administrativa, Adriana Moura, o projeto abrirá mais 60 vagas para 2017.

Matrículas segunda-feira

As matrículas começam na próxima segunda-feira e prosseguem até o dia 23 deste mês. Podem se inscrever crianças de 6 a 12 anos. Mais informações pelo telefone: (83) 3065-5803.

CONTATOS:

Henriqueta Santiago – Jornalista

Giovana Ferreira - Estagiária

(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT

Imprimir