MPT destina R$ 215 mil para ‘Escola de Panificação’ itinerante do Senai para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos

13/11/2020 –Uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai viabilizar cursos profissionalizantes gratuitos para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. O MPT-PB destinou ao Senai R$ 215 mil para adaptação e modernização de uma carreta, transformada na ‘Unidade Móvel de Panificação’, com acessibilidade, recursos didáticos e equipamentos modernos para a realização de cursos profissionalizantes itinerantes nas áreas de panificação e confeitaria, em cidades da Paraíba.

O objetivo é oferecer cursos profissionalizantes e, consequentemente, dar oportunidades de qualificação e geração de emprego e renda para pessoas de baixa renda. Com a recuperação e adaptação da unidade itinerante, a previsão é que as aulas dos cursos sejam iniciadas a partir de fevereiro de 2021. Inicialmente, serão beneficiados jovens internos na Fazenda do Sol (instituição voltada ao tratamento da dependência química), em Campina Grande e, posteriormente, usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa.

O procurador do Trabalho Paulo Germano, responsável pelo projeto, ressaltou que “são cursos de curta duração, conferindo aos alunos uma profissão com amplas chances de inserção no mercado de trabalho, inclusive como empreendedor. A sociedade precisa estender uma mão a grupos sociais vulneráveis, a exemplo dos jovens em tratamento da dependência química, em cumprimento de medida socioeducativa etc, sem o quê muito dificilmente essas pessoas voltarão à plenitude da vida social e econômica”.

Ação em parceria MPT e Senai
Ação em parceria MPT e Senai

‘Padaria itinerante’ e sala de aula acessíveis

A carreta do Senai foi totalmente adaptada, com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A unidade ganhou equipamentos novos, como masseira, divisora, freezer, geladeira, fogão e forno, além de outros utensílios de cozinha, como batedeira, micro-ondas, filtro de água, panelas, colheres, entre outros. Além disso, a unidade possui uma sala de aula que foi modernizada com carteiras mais adequadas e confortáveis, lousa interativa e data show. Tudo isso em um ambiente de aprendizado acessível e confortável.

Cursos em 2021

A previsão do Senai é que, em fevereiro de 2021, sejam ofertados os cursos gratuitos de padeiro e confeiteiro, com carga horária de 160 horas, em Campina Grande, para 32 internos da Fazenda do Sol (Campina Grande). Já no mês de abril, serão atendidos 32 usuários da Funad, em João Pessoa.

 
Ascom/MPT-PB.
 

*Crédito da foto: Ascom/Senai-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Imprimir