MPT realiza Roda de Conversa sobre Saúde Mental no Trabalho dentro das ações da Campanha Abril Verde

26/04/2024 – Casos de trabalhadores e trabalhadoras com transtornos mentais relacionados ao trabalho dobraram na Paraíba. Em 2019 (cenário antes da pandemia), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, registrou 52 casos e, em 2022 (cenário pós pandêmico), esse número saltou para 104, segundo o Observatório da Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Casos de assédio moral, sexual e eleitoral também tiveram crescimento significativo na Paraíba e têm contribuído para o aumento de casos de adoecimento mental no ambiente de trabalho.

Esses dados nortearam uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental no Trabalho dentro das ações da Campanha Abril Verde 2024. O debate aconteceu na Sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), no Centro de João Pessoa, na manhã dessa quinta-feira (25). Este ano, a Campanha Abril Verde completa 10 anos e traz como tema “Adoecimento também é Acidente do Trabalho – Conhecer para Prevenir”.

O evento teve como palestrantes a psicóloga da Secretaria de Saúde da Paraíba, Yara Azevedo, que integra o projeto “Meu trabalho me faz bem”; a psicóloga do Cerest João Pessoa, Anne Caroline de Lucena e a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho. O evento foi encerrado com uma apresentação especial da poetisa de Campina Grande, Anne Karolinne, autora do Cordel tema da campanha: “Adoecimento também é Acidente do Trabalho”.

“A pandemia trouxe uma série de consequências, entre elas, o agravamento de casos de adoecimento mental relacionados ao trabalho. Por isso, é importante conhecer para poder prevenir. A prevenção deve ser uma luta diária de toda a sociedade”, ressaltou o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley.

Participaram do evento representantes dos Sindicatos dos Médicos, dos Fisioterapeutas, dos Farmacêuticos; da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (FETAG-PB); do Cerest Estadual, servidores, estagiários e procuradores do MPT-PB, além de outros órgãos parceiros da Campanha Abril Verde. Várias autoridades também participaram do evento, entre elas, o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Bruno Galvão Paiva; o superintendente Regional do Trabalho na Paraíba, Paulo Marcelo de Lima; o superintendente Regional do Trabalho Substituto e chefe da Seção de Inspeção do Trabalho, Abílio Sérgio Correia Lima e o vice-coordenador do Fepeti-PB e coordenador do AEPETI-PB/SEDH, Thiago Bastos.

 

 

 

Passeio Ciclístico acontece neste domingo na Orla de João Pessoa

O passeio ciclístico do Abril Verde 2024 acontecerá neste domingo (28), na Orla Marítima de João Pessoa. A concentração será a partir das 6h30 no Busto de Tamandaré (letreiro Eu Amo João Pessoa), com saída às 7h. Houve uma mudança no percurso, que será agora do Busto de Tamandaré em direção ao Mirante da Praia do Cabo Branco (3,5 KM).

A Pedalada Ambiental alusiva aos 10 anos do Abril Verde é realizada pela Associação Paraibana de Engenheiros Ambientais (APEAMB), com apoio do MPT-PB e de várias instituições. Para participar, os interessados devem doar 2kg de alimentos não perecíveis. De acordo com a APEAMB, os alimentos arrecadados serão destinados ao Lar de Idosos da Mata do Amém, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Encerramento da Campanha na Paraíba

O encerramento da Campanha Abril Verde na Paraíba será realizado com um evento na próxima terça-feira (30), a partir das 8h30, no prédio do Ministério Público do Trabalho em Campina Grande (Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 255, bairro Estação Velha). O evento será realizado em parceria com o Cerest de Campina Grande.

Durante este mês de abril, várias ações, projetos e atividades foram desenvolvidas em vários municípios paraibanos, entre eles, João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Campina Grande, Lagoa Seca, Pocinhos, Patos, Picuí e em vários outros, com debates, palestras, cursos, sessões em câmaras municipais.

Parceiros da campanha

Na Paraíba, as ações do Abril Verde são desenvolvidas em parceria com várias instituições públicas e privadas, empresas, entidades, sindicatos, associações e órgãos parceiros, entre eles, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTEST-PB), AEST-PB, CREA-PB, TRT-13, APEAMB, Cerest Estadual, Cerest Regional João Pessoa, Cerest Regional Campina Grande, Cerast Campina Grande, Cerest Patos, Fiep-PB, Sesi, Senai, Sesc, Sintricom-JP, UFPB, UEPB, IFPB, prefeituras, câmaras municipais, entre outros.

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir