Campina Grande: MPT participa da inauguração da obra da Casa de Acolhida para pessoas com câncer

21/03/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na noite da terça-feira (19), do evento de entrega da construção da Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande. O local vai receber pacientes com câncer e a previsão é que o atendimento inicie no mês de maio.


A casa está concluída e a nova fase será a instalação dos móveis para que possa receber os usuários. O objetivo é acolher pessoas que vêm do interior da Paraíba para fazer tratamento de câncer em Campina Grande, principalmente no hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). O espaço tem capacidade para acolher 60 pessoas entre pacientes e acompanhantes.


O procurador Marcos Almeida, que atua na Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG), participou do evento representando o MPT-PB. Para ele “essa destinação é importante porque materializa a própria atuação do MPT enquanto agente de transformação social, uma vez que permite a instituição ministerial colaborar com projetos e ações que transformam a vida das pessoas”. Para a obra, o MPT destinou R$ 1,3 milhão. Os recursos destinados foram provenientes de multas aplicadas em ações trabalhistas.


O valor foi destinado para as diversas etapas da construção (alvenaria, cobertura, impermeabilização), incluindo uma rampa para acesso à ambulância. A obra também conta com instalações fotovoltaicas, produzindo energia limpa.


De acordo com padre Sérgio Leite, presidente-diretor da Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes, cerca de  65% dos recursos para a construção da obra foram destinados pelo Ministério Público do Trabalho e os outros 35 % foram doações de particulares. “As pessoas vêm fazer quimioterapia e outros tratamentos e não têm onde ficar. Na casa de acolhida elas receberão alimentos e poderão também ficar  durante todo o tratamento. Agradecemos a todos e de modo especial ao MPT por esta obra que de fato fará o bem a  tantas pessoas. Essa casa tem como objetivo cuidado e acolhimento!” ressaltou padre Sérgio.


A Associação Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes é uma instituição filantrópica, de caráter assistencial, que atende famílias vindas do interior da Paraíba.

 

Ascom MPT

Imprimir