Ministério Público do Trabalho participa da entrega do 'Prêmio MPT na Escola' para alunos de João Pessoa

26/09/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na manhã da última sexta-feira (23), da cerimônia de entrega do 'Prêmio MPT na Escola' – Etapa Municipal João Pessoa. A solenidade foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP), com apoio do MPT-PB. Foram premiados pelo município de João Pessoa 10 alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram do projeto. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. A solenidade de entrega da premiação da Etapa Estadual Paraíba está prevista para outubro, mês da criança, na Sede do MPT-PB, na Capital.

 

A aluna Esther Maria de Almeida Lima, do 5º ano da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, localizada no bairro de Jaguaribe, conquistou o 1º lugar na categoria 'Desenho' (Grupo 1) nas Etapas Municipal e Estadual e irá representar a Paraíba na Etapa Nacional. A professora Maria Clara Gomes de Araújo orientou o trabalho.

O título do trabalho de Esther Maria foi "Lugar de criança é na escola". A estudante explicou qual a representatividade do desenho. "Eu desenhei bonecos representando crianças trabalhando em lixo e mecânica. O recado que eu deixo para as crianças é para elas se interessarem mais nos estudos e pensarem naquelas que não têm a oportunidade de irem para escola", disse.

Na Etapa Municipal João Pessoa do “Prêmio MPT na Escola”, foram premiados trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de 15 escolas participantes do projeto.

"Só tenho que agradecer a parceria da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária América Castro, que abraçou esse projeto com o Ministério Público do Trabalho. Espero que no ano que vem possamos continuar com essa parceria. Agradeço também a todos os pais, mães, professores e professoras que foram os grandes incentivadores. Esses profissionais da Educação puderam discutir com os alunos a questão dos malefícios do trabalho infantil. A criança tem direito à infância e nós devemos proteger nossas crianças", ressaltou a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora do ‘Prêmio na MPT na Escola’ na Paraíba.

Mais de 3,2 mil alunos participaram em JP

A secretária da Sedec, América Castro, garantiu a parceria para o próximo ano e disse que o projeto será ampliado nas escolas da rede. "Este ano o projeto chegou em 15 escolas da nossa rede e atingiu mais de 3.200 alunos. No ano que vem queremos ampliar", afirmou.

Premiados

A aluna Mayra dos Santos Silva, do 7º ano, também se classificou para a Etapa Estadual, orientada pelo professor Bruno Cézar de Araújo Cabral. Ela foi premiada na categoria 'Desenho' (3º lugar – Grupo II). Já a aluna Natália Leandra dos Santos, 7º ano, ficou em 3º lugar na categoria 'Conto' (Grupo II), orientada pelo professor Daniel de Araújo Veloso. As duas estudam na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz.

"Pude acompanhar de perto cada etapa de desenvolvimento do trabalho desses alunos e fico muito realizada ao saber que teremos novamente mais uma representante na etapa nacional, como também representantes na etapa estadual", afirmou a assistente social da Divisão de Apoio ao Estudante da Sedec, Fabiana Uchôa.

Ao final do evento em João Pessoa, os alunos receberam uma caixa com tintas, tela de pintura, pincel, papel, lápis, livros infantis e vários outros materiais escolares. Os professores envolvidos foram premiados com livros.

Grupos

O 'Prêmio MPT na Escola' é dividido em dois grupos e premia trabalhos nas categorias Conto, Desenho, Poesia e Música. O grupo I contempla alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I com a temática do trabalho infantil, e grupo II alunos do 6º e 7º anos abordando a aprendizagem profissional

Municípios

Este ano, 11 municípios participaram do Prêmio MPT na Escola: João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Mamanguape, Sapé, Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

 

Ascom MPT com Secom/PMJP.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir