MPT destina recursos para implantar Laboratório de Informática na Associação Beneficente São José

16/09/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou aproximadamente R$ 181 mil para a implantação de um Laboratório de Informática na Associação Beneficente São José, localizada no bairro Mangabeira VIII, em João Pessoa. No primeiro semestre deste ano, 60 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, foram beneficiados com os cursos gratuitos de Informática. A formatura das primeiras turmas acontecerá neste sábado (17), às 19h, na entidade, após a celebração de uma missa. Serão certificados 44 concluintes, com idades entre 8 e 17 anos.

Com os recursos destinados pelo MPT – oriundos de ações e multas trabalhistas – foram adquiridos 15 computadores completos, além de notebook, impressora multifuncional, projetor (datashow) e demais equipamentos necessários para a implantação do Laboratório de Informática na entidade. No último dia 6 de setembro, o procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda fez uma visita à instituição e ao Laboratório de Informática, onde crianças e adolescentes assistiam aulas.

Durante o primeiro semestre deste ano, foram abertas quatro turmas de Informática, com aulas pela manhã e à tarde. Os estudantes das turmas de 8 a 14 anos recebem conteúdos do office para ajudá-los em suas atividades escolares e os jovens das turmas dos 15 aos 17 anos recebem conteúdos relacionados às ferramentas do Google, com o objetivo principal de qualificá-los para o mercado de trabalho.

A Associação Beneficente São José já está com novas turmas de Informática abertas neste segundo semestre de 2022.

“As instituições do Terceiro Setor, sobretudo as de orientação religiosa, têm prestado relevante serviço social no País, inclusive na área diretamente conectada ao MPT, que é a formação profissional. No caso, a Associação Beneficente São José é uma ‘ilha de esperança’ em um bairro populoso e pobre de João Pessoa (Mangabeira), vem, há mais de 30 anos, realizando um belíssimo trabalho, que abre uma centelha de futuro promissor para centenas de jovens, merecendo, também pela seriedade do trabalho, todo apoio”, ressaltou o procurador do Trabalho Paulo Germano.

Impacto na vida dos jovens

Para a irmã Gabriela Braz, umas das gestoras da Associação São José, a inclusão de jovens em cursos de qualificação profissional amplia neles a visão de mundo, os ensina a lidar com a diversidade, a conviver com diversas pessoas e os prepara para o mercado de trabalho. “Os cursos contribuem no processo de amadurecimento desses adolescentes e jovens, ajuda na escolha profissional deles, na identificação das habilidades e ajuda também no processo de elevação da autoestima. Observamos a amplitude do campo da aprendizagem profissional e principalmente no desenvolvimento humano”, destacou a irmã.

Sobre a Associação São José

A Associação São José fica na Rua José Feliciano da Silva, nº 816 (anexo 804), no bairro de Mangabeira VIII, na Capital. A entidade possui vários outros cursos gratuitos, atividades educativas e projetos dentro da instituição, entre eles, um brechó solidário e a distribuição semanal de um sopão para famílias de baixa renda do bairro, localizado na Zona Sul da capital paraibana. A Instituição conta também com o apoio de empresas – na doação de alimentos – e possui voluntárias e voluntários, que desenvolvem um trabalho social importante no local. Mais informações pelo telefone 2182- 3427.

 

 

Ascom/MPT-PB.

 

Imprimir