Abril Verde: municípios realizam atividades sobre saúde e segurança do trabalhador
15/04/2024 - Abril é o mês em que o Ministério Público do Trabalho e entidades parceiras realizam – com maior destaque - ações de saúde e segurança do trabalhador. Na Paraíba, diversos municípios aderiram ao ‘Abril Verde’ e promovem eventos e outras atividades relacionadas ao tema.
O município de Picuí realizou a Primeira Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no dia 01 de abril, no auditório Djailma de Lima Vasconcelos. No evento foram apresentadas propostas e estratégias para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde e segurança do trabalho.
A programação do Abril Verde no município de Picuí conta ainda com diversas atividades, a exemplo das visitas e Rodas de Conversa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o tema "Como prevenir doenças relacionadas ao trabalho cuidando do corpo e da mente". O município também realizou um evento com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de instituições públicas e privadas.
Com o tema “O trabalho é necessário, a segurança é essencial”, a cidade de Lagoa Seca realizou uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 10 de abril. A população foi convidada para debater a temática da saúde e segurança do trabalhador. Também participaram da audiência servidores e autoridades municipais. Ao longo do mês de abril serão promovidas diversas ações educativas sobre o tema.
“O Abril Verde é uma campanha muito importante porque tem como objetivo conclamar a todos, empregadores, empregados e toda a sociedade, acerca da importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais . É preciso ter em conta que esse é um esforço conjunto. O MPT fica satisfeito em ver o esforço dos municípios” afirmou o procurador do Trabalho Marcos Almeida.
Ascom MPT-PB
