CAMPANHA ‘SETEMBRO AMARELO’ - MPT e Cerest reúnem mais de 300 pessoas em Campina Grande e lançam cartilha sobre Saúde Mental e Trabalho
22/09/2023 – Discutir a temática do adoecimento mental no ambiente de trabalho, abordando suas causas e consequências. Esse foi o objetivo do 1º Fórum de Saúde Mental e Trabalho que aconteceu na última segunda-feira (18), no auditório da Fiep, em Campina Grande. O evento foi realizado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest-CG e reuniu mais de 300 pessoas, entre elas, profissionais de saúde e referências técnicas. Na ocasião, foi lançada a cartilha “Saúde Mental e Trabalho – Riscos e Prevenção”.
O Fórum fez parte da programação da Campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher”, voltada à Saúde Mental, realizada pelo MPT e Cerests durante este mês na Paraíba. Com a mensagem “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha visa a prevenção e o combate aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho e a outras situações, que levam ao adoecimento.
“A ideia é levar a conscientização para os participantes acerca da necessidade de prevenção do adoecimento mental. Quando a gente fala de adoecimento mental, a gente fala dos piores tipos de doença, que é a doença mental, ainda com estigma social”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho.
“Buscamos através de palestras trazer essa conscientização, explicar aos trabalhadores o que é o assédio moral, como essa prática é realizada, quais são as formas desse assédio. Não só o assédio moral, mas o assédio sexual, o assédio eleitoral, que são os tipos de perseguição que ocorrem dentro do meio ambiente de trabalho. Também informamos sobre a forma de comunicação ao MPT e a forma de punição, para que o órgão possa coibir essa prática de forma efetiva”, acrescentou Andressa Coutinho.
“A gente ainda tem uma questão cultural muito forte no sentido de adoecimento por causa da prática dos assédios assédio moral, sexual e – agora - eleitoral. Isso leva, sim, o trabalhador a adoecer. Além disso, temos a questão pós-pandêmica, de estarmos vivendo uma sociedade adoecida, do teletrabalho e de diversas outras situações”, pontuou a procuradora.
Cerest-CG: doenças mentais são silenciosas
“A campanha alusiva ao Setembro Amarelo é de extrema importância para a saúde mental, entendendo que as doenças mentais são silenciosas e prejudicam as relações profissionais, sociais e familiares, gerando agravos irreparáveis aos trabalhadores. É importante falar sobre o assunto, para que busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, enfatiza a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior.
“Os trabalhadores que chegam ao Cerest adoecidos mentalmente são acolhidos por uma equipemultidisciplinar: médico do trabalho, enfermeira do trabalho, assistente social e psicólogo organizacional. Eles fazem o acolhimento, a triagem e observam se esse adoecimento está ligado ao trabalho”.
Cartilha
Durante o evento, foi lançada a cartilha “Saúde Mental no Trabalho – Riscos e Prevenção”. O material traz informações sobre os vários tipos de adoecimento mental, assédio no trabalho, locais de atendimento à saúde mental e canais de denúncias. Além disso, traz orientações e a Ficha de Investigação do SINAN sobre “Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.
Homenagem
O psicólogo e palestrante Rossandro Klinjey participou do evento e recebeu uma homenagem pelos serviços prestados nas questões de saúde mental e apoio voluntário a campanhas do MPT. Sobre a iniciativa da realização do fórum para profissionais de saúde, Rossandro comentou que “temos que ter um olhar muito especial para nós mesmos, porque lidamos com a dor humana”.
A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, recebeu uma comenda do Cerest-CG e da Prefeitura de Campina Grande pela iniciativa pioneira de lançar uma Campanha direcionada à Saúde Mental no Trabalho e pela atuação no MPT “em reconhecimento ao apoio nas causas dedicadas à saúde e segurança do trabalhador”.
Visita a empresas e unidades de saúde
Durante esta semana, equipe do Cerest Campina Grande visitou várias empresas, unidades de saúde e hospitais no município de Campina Grande. Foram feitas ações de sensibilização e também houve a distribuição de material educativo da Campanha, como Revistas em Quadrinhos e a cartilhas sobre saúde mental do trabalhador, lançada durante o Fórum.
Sobre a Campanha
A campanha “Ouvir é Acolher” conta com ações e eventos que estão sendo realizados em parceria com os Cerests de Campina Grande, Patos e João Pessoa e, ainda, o apoio de entidades parceiras. Um vídeo de 60 segundos e spot estão sendo veiculados na imprensa local e nas redes sociais. Materiais e conteúdos estão sendo postados nas redes sociais durante todo o mês.
DENUNCIE!
Denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias, no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128).
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb

