Projeto ‘Mais um sem dor’ vence o Prêmio MPT de Diversidade; Procuradora-chefe do MPT-PB destaca importância de reconhecer iniciativas de inclusão e equidade

03/07/2023 – Brasília - O Projeto “Mais um sem dor” foi o vencedor do 2º Prêmio MPT de Diversidade 2023. O evento aconteceu no auditório do 2° andar da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília-DF. Além da apresentação e da premiação da iniciativa ganhadora, foram divulgadas as outras duas iniciativas finalistas: “Aprendizando Porto Alegre” (2° lugar) e “Assim Vencemos” (3° lugar).

A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, participou da Comissão Julgadora e disse que analisar os projetos foi um desafio pela qualidade e pela vontade de fazer a diferença que as iniciativas apresentaram. “Participar do julgamento foi uma situação bem desafiadora. Foi muito difícil analisar os projetos pela qualidade e beleza ímpar de cada um. Fiquei feliz em ver que os colegas realmente estão pensando muito além da caixa. Quando a gente fala de diversidade, a gente fala de felicidade, de pertencimento. Quando a gente fala em incluir, a gente fala em efetivar a pluralidade”, destacou.

“Quando a gente consegue, de maneira eficiente, promover políticas públicas de inclusão, a gente consegue gerar felicidade nas pessoas. Se sentir parte de um todo, faz as pessoas viverem melhor e se sentirem cidadãs. Então, essa iniciativa do Prêmio MPT de Diversidade é um diferencial do Ministério Público do Trabalho. É ir além das funções constitucionais. É realmente um transformador social”, acrescentou Andressa Ribeiro Coutinho.

Na abertura do evento, a vice-procuradora do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, destacou que a escolha do vencedor pela Comissão Julgadora do prêmio passou por vários critérios, sendo o alcance do projeto o maior deles. Segundo a vice-PGT, a iniciativa tem foco em grupos em situação de vulnerabilidade. “Nossos recortes são LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional e reeducandos”, explicou. “Outro encaminhamento do prêmio é contribuir para o desenvolvimento de soluções e iniciativas de equidade para fomentar a inclusão de todos esses grupos na sociedade”, complementou Aparecida Gugel.

A vice-presidente da ANPT, Lydiane Machado e Silva, ressaltou que os projetos selecionados têm a capacidade de transformar vidas, principalmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade em uma sociedade desigual.

O diretor-regional da PRT 10, José Antônio Coutinho Vinhas Duran, integrante da comissão julgadora, pontuou que o MPT inova ao realizar esse prêmio e concretiza a efetivação de diversos direitos ao buscar a inserção de populações historicamente discriminadas no mercado de trabalho.

Projetos Finalistas

O “Mais um sem dor”, desenvolvido pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, da PRT 18, é uma ação voltada para a geração de empregos. O foco da iniciativa é proporcionar qualificação a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica nos vários municípios do Estado. Parceria entre a PRT 18 e a Justiça do Trabalho, o projeto utiliza uma unidade móvel de cozinha-escola para formação dos participantes.

O “Documentário [assim vencemos]”, conduzido pela procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, do MPT do Rio de Janeiro, conta a história da formação da primeira turma mundial de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e no Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (HUET). O documentário é resultado de uma parceria entre o MPT-RJ com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Petróleo (ABESPetro) e a Viva Lagos.

O Projeto “Aprendizando Porto Alegre” é uma iniciativa da procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann. A iniciativa busca a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da aprendizagem profissional. As atividades são direcionadas, principalmente, para adolescentes em situação de acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas. Além de debates sobre questões como trabalho infantil, o projeto oferece atividades como oficinas de música, escrita e poesia, cursos de aprendizagem profissional e de Ensino de Jovens Adultos (EJA).

Com Secom PGT.

 

CONTATOS

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir