“Retrato da inclusão no Brasil” é tema de palestra no Reconecta 2022

Recife, 20/09/2022 - Durante a Edição da Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (Reconecta), a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora nacional e coordenadora regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, participa da palestra “Retrato da inclusão no Brasil: mitos e realidades", junto com a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRTb/MG), Patrícia Siqueira Silveira.

A exposição está prevista para o primeiro dia de atividades do Reconecta, que acontece amanhã (20) e terça-feira (21). A palestra “Retrato da inclusão no Brasil: mitos e realidades" está marcada para às 13h30 e será transmitida ao vivo. A abertura da palestra contará com apresentação cultural de integrantes do Instituto Sons do Silêncio. A programação completa do Reconecta pode ser acessada pelo portal oficial do evento: www.reconecta.mpt.mp.br.

Instituto Sons do Silêncio 

É uma instituição que acredita no poder da transformação através da música e na capacidade das pessoas com deficiência, em especial, a pessoa surda. O projeto consiste em ensinar instrumentos musicais a deficientes auditivos, além de alfabetizar crianças, jovens e adultos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e em Braile, colaborando para o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Reconecta

Com o objetivo de efetivar a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, o MPT no Espírito Santo (MPT-ES) lançou, em 2018, o Projeto Reconecta. A iniciativa promoveu um ambiente de intensa imersão ao mundo das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e contribuiu na ampliação do debate sobre inclusão e acessibilidade. O sucesso da primeira e da segunda edição, realizada em 2019, fez com que o Reconecta se tornasse uma iniciativa nacional em 2020.

No site reconecta.mpt.mp.br/, é possível encontrar documentos referentes às atividades, bem como a programação de cada uma das salas de transmissão. Outra ação importante do projeto é a disponibilização, no portal oficial do evento, de um mural com vagas de emprego destinadas a pessoas com deficiência e/ou reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São mais de 1.300 oportunidades de trabalho, conforme o mural de vagas publicado no portal.

 Com ASCOM/PGT

 

Imprimir