‘MPT na Escola’ chega ao Sertão: Projeto será implantado em escolas de Patos e beneficiará 2 mil alunos

08/11/2019 – O projeto ‘MPT na Escola’ será implantado a partir do próximo ano em escolas públicas do município de Patos, no Sertão, e deverá beneficiar, no primeiro momento, aproximadamente 2 mil alunos (do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental 1), de estabelecimentos urbanos e rurais. Para a implementação do programa, capacitações foram realizadas durante esta semana, em Patos.

Na última quarta-feira, foi dia de capacitação para integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Patos e para representantes da Rede de Proteção à Infância. Os treinamentos aconteceram no Sebrae, em Patos, com a presença da coordenadora nacional da Coordinfância/MPT, a procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real, da procuradora regional Margaret Matos de Carvalho e do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador adjunto da Coordinfância na Paraíba.

“O ‘MPT na Escola’ é um projeto no qual qualificamos e capacitamos coordenadores técnicos de cada uma das escolas e elas repassam por meio do material para que sejam capacitados os professores e, dessa forma, passem todo esse material para as crianças. Então, a ideia é que comece em janeiro de 2020 e faça uma culminância até 12 de junho, com o intuito deles conseguirem participar das etapas estaduais e nacionais do Prêmio MPT na Escola”, ressaltou Raulino Maracajá.

Kit educacional. O Ministério Público do Trabalho disponibilizará o material para a execução do projeto nas escolas beneficiadas com o projeto ‘MPT na Escola’. Elas receberão o “Kit educacional Combate ao Trabalho Infantil”. Cada kit é composto por 30 gibis (com a historinha ‘Lugar de Criança é na Escola’), oito 8 pôsters (que mostram o cotidiano de dois meninos com infâncias diferentes, uma com e outra sem trabalho infantil), dois jogos de tabuleiro e, ainda, um Caderno de Orientação Pedagógica.

O projeto. O Prêmio MPT na Escola integra o Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O prêmio é dividido nas categorias Conto, Música, Desenho, Curta-Metragem, Poesia e Esquete Teatral.

Neste ano, a premiação foi dividida em dois grupos: Grupo 1, voltado a alunos do 4º e 5º ano, com o tema trabalho infantil; e Grupo 2, para alunos do 6º e 7º ano, dentro do tema aprendizagem profissional.

Fonte: Ascom MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir