80% dos acidentes de trabalho ocorrem com terceirizados

08/11/2019 –Cerca de 80% dos acidentes de trabalho ocorrem com trabalhadores terceirizados, segundo pesquisa da CUT e Dieese (2015). O alerta foi feito pela procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, durante a abertura do 2º Seminário de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, realizado no último dia 31, na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa.

O evento – voltado a trabalhadores e prestadores de serviços da Energisa – contou com a presença do diretor-presidente da Energisa Paraíba/Borborema, Ricardo Charbel, do coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Heitor Galdino, além do juiz do Trabalho Adriano Dantas, gestor do Programa Trabalho Seguro, do TRT-13 e do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador regional da Codemat/MPT-PB, que proferiu palestra sobre “Meio ambiente do trabalho no setor elétrico”.

“Quatro em cada cinco acidentes de trabalho no Brasil ocorrem com terceirizados”, afirmou a procuradora-chefe do MPT-PB, Myllena Alencar.

“A cada dia, no Brasil, sete pessoas morrem e 36 ficam inválidas vítimas de acidentes de trabalho. São pelo menos 1.673 acidentes diários, uma morte a cada 3 horas e 43 minutos”, acrescentou o procurador Raulino Maracajá”.

Ele discorreu sobre o tema, citando dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do MPT/OIT. Ele destacou que trabalhadores do setor elétrico (eletricista de manutenção de linhas elétricas, instalador de linhas elétricas, eletrotécnico, técnico eletricista, etc.) estão entre as ocupações que mais se acidentam no Brasil e na Paraíba.

Fonte: Ascom MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir