‘REGENDO’ SONHOS E VIDAS - Com apoio do MPT, projeto já beneficiou 6 mil jovens com capacitação profissional no Cefec, em Santa Rita

18/10/2018 – João Batista, 29 anos – formado em administração e regência musical pela UFPB – ainda era menino quando tocava na banda marcial da Escola Estadual Carlos Chagas, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. Hoje, ele continua na escola, mas, agora, como professor de música contratado.

 A carreira de João é fruto da sua força de vontade e do trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec), onde teve a oportunidade de ingressar no curso de música, em 2014.

Como João, aproximadamente 6 mil jovens já foram beneficiados pelos cursos do Cefec, durante os 11 anos de funcionamento da entidade, que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

“Agora, consigo trabalhar com jovens, ministro aulas práticas e teóricas. Mas, o mais importante é que passo para eles o que aprendi aqui e, também, na universidade”, revelou João Batista.

Ele prepara seus alunos para competições, mostras, aberturas de jogos, inaugurações e reinaugurações no Estado, porque seguem o cronograma dado pela gerência de bandas da Paraíba.

Para João Batista, o segredo da conquista é a dedicação. “Não existe sorte. Existe oportunidade e pessoas preparadas”, afirma. Ele soube aproveitar as oportunidades que teve no Cefec e na universidade, fez duas graduações e hoje pode administrar seus próprios projetos, além de repassar conhecimento e suas experiências para outros jovens da comunidade.

Por isso, João recomenda aos meninos: “Estudem e absorvam o máximo que puderem”. Com perseverança e oportunidades de capacitação profissional, jovens se afastam, cada vez mais, da criminalidade e se aproximam dos seus sonhos.

600 beneficiados a cada ano

Segundo a coordenadora dos cursos profissionalizantes do Cefec, Rejania Paiva, o centro assiste, por ano, cerca de 600 jovens. A maioria dos beneficiados é da comunidade Marcos Moura, em Santa Rita, área com grande incidência de tráfico de drogas e vulnerabilidade social.

Parceria

Só neste ano, o MPT-PB doou livros e destinou equipamentos musicais ao Cefec, a partir da reversão de multas trabalhistas contra empresas. O procurador do Trabalho Paulo Germano salientou que o MPT acredita nos jovens como o futuro do país e, por isso, o investimento.

A coordenadora Rejania explicou que, graças à parceria com o MPT, há laboratórios equipados e preparados para cada curso. “Todos os nossos cursos têm teoria e prática, a qual acontece no laboratório. Maquinários, ar condicionados, mesas e cadeiras foram adquiridos com o apoio do MPT”, destacou.

Rejania afirmou que essa ajuda já rende outros bons resultados, além de João. “Há jovens trabalhando nos shoppings Tambiá e Manaíra, Banco do Brasil e Itaú, Sicred, Unimed, Amazonas e Oficina de Móveis Planejados, por exemplo”, citou. Ela ainda disse que, neste semestre, os produtos das atividades práticas serão comercializados, já que a instituição busca a autossustentabilidade.

O procurador do MPT-PB Paulo Germano revelou que sempre se emociona ao escutar a orquestra daqueles adolescentes, pois “poderiam estar sem perspectiva, porém, por meio desse trabalho, têm uma chance de superação das adversidades. O Cefec é uma ‘ilha de salvação’ numa comunidade cercada pelo tráfico e carente de políticas públicas”.

Onze cursos oferecidos

Neste semestre, estão sendo ministrados no Cefec 11 cursos: São eles: Operador Básico, Informática, Operador de Caixa, Iniciação à Gastronomia, Iniciação à Marcenaria, Iniciação à Música, Serigrafia Digital, Oficina Cultural, Secretariado com Rotinas Administrativas, Embelezamento, Corte e Costura. Iniciados no dia 13 de agosto, os cursos vão até 13 de dezembro.

Novas inscrições em fevereiro

O Cefec, em Santa Rita - que conta com apoio do MPT-PB - abriu, em agosto passado, 11 novos cursos técnicos profissionalizantes para jovens de 14 a 29 anos.

O procurador do Trabalho Paulo Germano esteve presente na abertura dos cursos e, durante o discurso, afirmou que isso tudo transcende a perspectiva de empregabilidade. “Quando forem profissionais, apliquem essa lição de solidariedade ao ser humano que está ao seu lado, pois ele pode ser salvo e ter uma perspectiva de futuro na vida como cidadão”, aconselhou.

Fique ligado

O próximo semestre terá início em março de 2019. Os cursos que serão oferecidos ainda não foram definidos, mas as inscrições costumam abrir no início e no meio do ano. As próximas inscrições deverão abrir em fevereiro de 2019 e serão divulgadas nas redes sociais do Cefec (@cefecpb) e no site www.cefecpb.com.br.

Imprimir