MPT ouve entidades para planejar ações e aperfeiçoar serviços prestados à sociedade; Vice-procurador-geral do Trabalho se reúne com representantes de instituições na PB

15/08/2018 - Com o objetivo de aperfeiçoar a sua atuação junto à sociedade, o Ministério Público do Trabalho está percorrendo todos os Estados do País para ouvir representantes de instituições e entidades que atuam na área trabalhista.

           

Nesta semana, foi a vez da Paraíba receber uma equipe da Procuradoria-Geral do Trabalho, coordenada pelo vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Bojart. Ele veio ao Estado debater com procuradores do MPT-PB estratégias para aprimorar, cada vez mais, o atendimento e os serviços prestados pela Instituição à sociedade diante do cenário socioeconômico do Brasil e após a reforma trabalhista (Lei 13.467/2017). Também foram realizadas reuniões com servidores de todos os setores da Procuradoria Regional do Trabalho da Paraíba.

Nesta quarta-feira (15), o vice-procurador-geral do Trabalho Eduardo Bojart recebeu representantes do Sindicato dos Bancários da Paraíba, da Superintendência Regional do Trabalho no Estado (SRTb), da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 13), além de dirigentes da Associação dos Advogados Trabalhistas da Paraíba (AATRA-PB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Ele estava acompanhado da chefe de gabinete, a procuradora regional do Trabalho Daniela Varandas e do procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.

           “Queremos saber como nós do Ministério Público do Trabalho somos vistos, ouvir instituições que estão sempre em contato conosco, e ver em que e como podemos melhorar. Queremos nos aperfeiçoar e aprimorar cada vez mais a nossa atuação e, para isso, é muito importante esse diálogo com os representantes das entidades e instituições”, afirmou Bojart, ao receber a primeira entidade, o Sindicato dos Bancários e seus representantes Carlos Hugo e Robson Luiz.

           Em seguida, Bojart recebeu o superintendente Regional do Trabalho na Paraíba, Severino Pereira Dantas, e o superintendente substituto, Abílio Sérgio Correia Lima, que entregaram um documento contendo uma síntese das diretrizes de planejamento das inspeções do Trabalho para 2018. “Falamos das parcerias e da necessidade de conciliar a agenda de prioridades nos planejamentos das duas instituições”, ressaltou Abílio Lima.

A juíza do Trabalho Nayara Queiroz, diretora da Amatra-13, também conversou com o vice-procurador-geral. Ele recebeu, ainda, o presidente da AATRA-PB, Daniel Sebadelhe, acompanhado do vice-presidente, André Soares e do secretário adjunto da entidade, Adilson Coutinho. As consequências da reforma trabalhista também pautaram a conversa do vice-procurador-geral do Trabalho com o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.

“Esse contato com os órgãos e entidades que lidam no dia a dia, juntamente com o Ministério Público, na área dos direitos sociais, tem sido de extrema importância, inclusive para que tenhamos uma melhor noção quanto à forma como é visto o Ministério Público perante a sociedade e aperfeiçoar o que temos feito”, afirmou o vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Bojart.

“Foi muito gratificante e importante para que pudéssemos ter uma visão externa do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Foi muito positivo e produtivo. Recebemos muitas sugestões e críticas absolutamente valiosas e construtivas e que o Ministério Público irá considerar no aprimoramento da nossa atuação”, acrescentou.

Sugestões devem auxiliar novo Planejamento Estratégico

Segundo Bojart, as sugestões colhidas na Paraíba serão levadas para auxiliar no novo Planejamento Estratégico do MPT em âmbito nacional. “Elas vão se refletir e se evidenciar em modificações necessárias na nossa atuação. Haverá um aprimoramento e uma evolução na atuação do Ministério Público, visando a dar à sociedade mais daquilo que a própria sociedade espera da atuação do Ministério Público do Trabalho”, concluiu.

De acordo com o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, “as contribuições trazidas pelas entidades sindicais, representações de juízes, auditores e advogados trabalhistas, assim como da sociedade paraibana em geral, foram muito valiosas e demonstram, conforme constatado pela equipe da Procuradoria-Geral do Trabalho que veio de Brasília à Paraíba para nos ouvir e também aos órgãos, entidades e instituições parceiras, a imprescindível aproximação que o MPT tem mantido e aprimorado em nosso Estado com os mais variados e relevantes atores sociais, o que é de extrema importância para que possamos avançar, cada vez mais, na atuação voltada para a defesa e a promoção dos direitos humanos na área trabalhista, missão institucional do MPT e que precisamos desempenhar de maneira cada vez mais efetiva”, destacou.

Ele ressaltou também que “independentemente do muito que foi feito e que se faz, historicamente, no âmbito do MPT na Paraíba, precisamos repensar, a cada dia, esta nossa atuação, como forma de otimizar os resultados a serem obtidos por meio dela”, destacou o procurador-chefe.

 Fonte: Ascom/MPT-PB

 

CONTATOS: 

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Siga:

Facebook:  @mptpb 

Instagram:  @mptparaiba

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir