Projeto ‘Focco em Movimento’ concorre a prêmio nacional: consultor do Innovare visita MPT-PB

10/07/2018 - Após visitar projetos apoiados pelo MPT, em Campina Grande, no último dia 19 de junho, o consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti, veio à Paraíba novamente nesta terça-feira (10). Desta vez, o motivo da visita foi conhecer mais sobre o projeto “Focco em Movimento - Corrupção: Arranque esse mal pela raiz”, iniciativa criada pelo procurador do Trabalho Cláudio Gadelha e desenvolvida em municípios da Paraíba, no ano passado, ocasião em que o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) estava sob a coordenação do MPT-PB.

O consultor do Innovare esteve na sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em João Pessoa, onde se reuniu com o procurador Cláudio Gadelha. “É uma iniciativa realmente muito boa. Corrupção é o tema que mais se debate no País e também o tema principal do Innovare. Tem tudo a ver com o prêmio. O projeto chega em cidades menores, a pessoas menos esclarecidas, para que a gente cada vez mais possa combater a corrupção, que talvez seja o pior mal desse País”, observou o advogado Rafael Cavalcanti.

“É um incentivo para que mais pessoas possam se engajar e fazer denúncias. Iniciativa importante, inclusive para ser exportada para outros Estados. O que vi nesse projeto é boa vontade, engajamento de vários órgãos que trabalham, sem ganhar nada, em prol da comunidade”, acrescentou Cavalcanti.

Projeto também realizou Concurso de Redação

Rafael Cavalcanti também avalia de suma importância o fato do projeto também realizar concurso de redação com o tema corrupção. “Envolver os jovens é muito importante porque eles são os adultos de amanhã. Então, se essas pessoas crescerem bem formadas e informadas, a corrupção será mais combatida, porque a corrupção existe pela falta de informação. Nosso problema é a educação que as pessoas não têm acesso e, consequentemente, desconhecem seus direitos e não sabem o que fazer”, ressaltou.

MPT

“Recebemos com muita alegria essa visita, pois tivemos a oportunidade de esclarecer com mais detalhes o projeto Focco em Movimento, mostrando a sua potencialidade não só no Estado da Paraíba, mas, de ser replicado em outros Estados, uma vez que consta como boa prática na ação número 6 da ENCLA, assim como no Banco de Projetos do CNMP”, observou o procurador Cláudio Gadelha.

Ele informou que “a próxima etapa está sendo programada para a cidade de Campina Grande, continuando a missão de adentrar por todo o Estado, levando o debate e oportunidades para o cidadão paraibano conhecer o trabalho realizado pelos integrantes do Focco no combate à corrupção, além de receber denúncias, como ocorre em cada etapa”.

Reconhecimento

O Projeto “Focco em Movimento” já havia recebido, este ano, um certificado de reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da ENCCLA, como boa prática na prevenção primária à corrupção. “O Focco, hoje sob a coordenação do Ministério Público Estadual decidiu continuar o projeto. Assim, reconhecido como boa prática, outros estados poderão colocar o projeto ‘nas ruas’, como fizemos e vamos continuar fazendo na Paraíba”, ressaltou Gadelha.

MPT-PB concorre a prêmio nacional com quatro projetos

O consultor do Innovare, Rafael Cavalcanti, informou que o MPT na Paraíba está concorrendo ao prêmio com quatro projetos: “Tamanquinhos das Artes”, “Ação Intersetorial no São João” e “Cursos profissionalizantes no Lar do Garoto” e, ainda, o “Focco em Movimento”.

“Estamos terminando a parte de consultoria pelos consultores do Brasil inteiro. Vamos elaborar os relatórios e enviarmos para a coordenação. Haverá mais duas ou três reuniões internas e a previsão é que no final de novembro, serão conhecidos os três finalistas. Em dezembro, os três finalistas de cada categoria irão a Brasília, onde será conhecido o vencedor e mais duas pessoas que ganharão menção honrosa”, informou Rafael Cavalcanti.

Segundo ele, aproximadamente 650 projetos foram inscritos. “É uma participação muito interessante. Costumo dizer que o Innovare é a Copa do Brasil, porque todos os Estados participam. Acho importante essa divulgação porque faz com que outras pessoas divulguem também iniciativas importantes para a população”, concluiu Cavalcanti.

Fonte: Ascom/MPT-PB.

 

(83) 3612- 3119.

 

Imprimir