• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

MPT E FOCCO-PB APOIAM EVENTO - Mais de 1.400 crianças, jovens e adultos participam de Corrida contra a Corrupção, em JP

19/03/2018 – Maria Valentina Falcão Costa, 4 anos e Joseph Miguel dos Santos Gonçalves, 7, não conhecem ainda os efeitos da corrupção no nosso País, mas na manhã deste domingo (18), estavam lá, marcando presença na 1ª Corrida contra a Corrupção, no Busto de Tamandaré, Orla Marítima de João Pessoa. Os atletas mirins foram se juntar aos 1.493 inscritos do evento, que ofereceu provas de 5 km e 10 km, além de caminhada de 2 km e corrida kids.

Com o slogan “Venha correr com a gente contra a corrupção”, a corrida teve largada às 6h30, no Busto de Tamandaré e a chegada no mesmo local. Além de atletas profissionais, muitas pessoas participaram do evento pela primeira vez. Pais levaram seus filhos para uma manhã diferente, lúdica, uma forma diferente de protestar.

De camisa preta, Valentina e Miguel exibiam, orgulhosos, a medalha que ganharam na corrida. Ela foi ao evento acompanhada da mãe Maria Alice e do pai, Marlyson Costa, que também correu. Miguel também foi levado pelos pais.

“Nossa, estou orgulhoso demais! Estou muito emocionado”, comemorou o porteiro Severino Barbosa Gonçalves, pai de Miguel, ao ver o filho receber sua primeira medalha. Tanto o pai como o filho participaram de um evento como este pela primeira vez. Na sua simplicidade, Severino – que trabalha como porteiro de um condomínio, na capital paraibana – representa milhares de trabalhadores brasileiros que sonham com um País melhor para os filhos, com mais oportunidades para todos e menos corrupção.

A 1ª Corrida Contra a Corrupção - Etapa João Pessoa 2018 foi realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), com o apoio do Ministério Público do Trabalho e do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB).

Quem também estreou como ‘atletas mirins’ foram as irmãs Ana Carolina e Ana Beatriz, 6 anos. Às 6h30 do domingo lá estavam elas, na orla da Capital, já vestidas com o uniforme da corrida e acompanhadas da avó, a servidora do MPT, Tereza Cristina Matos de Carvalho. Enquanto aguardavam a largada da prova kids, as gêmeas hidratavam o corpo bebendo água. Segundo a avó e incentivadora das netas, para a estreia nesse evento, elas suaram bastante e treinaram dias antes. “Elas gostaram muito e já avisaram que pretendem continuar treinando para participar de outras corridas como esta”, revelou Tereza.

MPT: momento cívico importante

O representante do MPT no Focco, o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, ressaltou a importância do evento como forma de envolver cada vez mais a sociedade na luta contra a corrupção, que desvia, por ano, somente na Paraíba mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e do bolso dos trabalhadores.

 “Foi realmente um momento cívico muito importante em que o povo da Paraíba pôde perceber que tem órgãos públicos e pessoas comprometidas com o combate efetivo à corrupção, fazendo campanhas de conscientização, levando o povo às ruas para refletir sobre o tema e, mais do que isso, correr, correr mesmo, literalmente, contra a corrupção, porque é assim que nós podemos construir uma cidadania, uma sociedade em que as pessoas tenham o poder de decidir, de refletir melhor sobre as situações do dia-a-dia”, afirmou Cláudio Gadelha.

Pelo menos 22 participantes do MPT (entre servidores e familiares) participaram do evento, entre eles Márcio Cesar Cavalcante, que concluiu o percurso de 10 Km com um tempo de 01h07.

O coordenador estadual do Focco-PB, o procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, esteve presente na Corrida, que também foi apoiada pelo Ministério Público Estadual. Rodrigo Paiva (CGU), integrante do Focco, também participou do evento, apoiando a iniciativa.

A praia ficou lotada. Participaram crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os corredores e participantes em geral foram animados por DJs e pelas bandas Eletro In Sax, Impulso e Classic. Houve distribuição de frutas, sucos e água.

Caráter educativo

A diretora da ADPF na Paraíba, a delegada Carolina Patriota Martins, comemorou o engajamento e a participação da população e disse que o principal objetivo foi transmitir a mensagem contra a corrupção.

            “Conseguimos constituir excelentes laços institucionais com MPT e o Fórum de Combate à Corrupção. Nosso objetivo com a corrida é tratar o tema ‘corrupção’ de forma lúdica e também constituir essas parcerias e convocar principalmente a sociedade e os cidadãos para atuarem junto com a gente, com as instituições públicas no combate à corrupção, porque a gente acredita que só dessa forma é que se pode conseguir efetivamente um efeito no combate a esse mal tão grande”, afirmou a delegada Carolina Patriota.

Segundo a vice-diretora da Associação, a delegada Luciana Paiva, a corrida teve caráter educativo e todos os participantes receberam medalhas.

            Mais de 1.500 pessoas na orla

Para adelegada Carolina Patriota, a grande adesão ao evento também é um retrato do que está se vivendo no Brasil, uma forma pacata de protestar.A população está indignada e busca uma forma de se manifestar. A Polícia Federal atua normalmente na fase repressiva, então, a gente reprime depois que o crime acontece. Mas, a Associação de Delegados da Polícia Federal tem essa ação preventiva, convocar a sociedade, atuar junto com ela e chamá-la para que a gente encontre uma solução para esse problema”, concluiu.

Os prêmios

            Segundo a delegada Carolina Patriota, os primeiros lugares ganharam um ano de curso de inglês grátis e uma bolsa em uma academia de João Pessoa. “Proporcionalmente, o segundo lugar, seis meses e, para o terceiro lugar, três meses. Não há prêmio em dinheiro. O objetivo não é ganhar a corrida, é participar dessa festa cívica. Então, a gente trabalha com prêmios educativos”, ressaltou.

Espaço kids e super-heróis contra a corrupção

            O evento também contou com a ‘ajuda’ de super-heróis contra a corrupção, uma forma divertida e diferente de chamar a atenção de crianças e jovens, que se divertiram no espaço destinado a eles, com brincadeiras e jogos educativos. Quem apareceu no evento foi o ‘Flash’ e o ‘Homem de Ferro’, que visitou a tenda do MPT e do Focco-PB.

Vencedores

Os vencedores dos 10 km masculino foram: Jonas da Silva (tempo 34’47”), Edilson de Brito (tempo 38’30”) e Severino Francisco de Sousa (tempo 39’52”). Já as mulheres foram Natércia Santos (48’30”), Cibelle Gomes (48’57”) e Mônica Montenegro (51’30”).

Na prova dos 5 km, os primeiros colocados no masculino foram: Lenilson Trindade (16’38”), Luan Tobias Santos (16’47”) e Marcus André (16’49”). Entre as mulheres, as vencedoras foram: Amanda Sales (21’55”), Luciene de Sousa (23’17”) e Isabel de Araújo (23’37”).

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

 

Facebook:  @mptpb

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr