Focco-PB e MPT vão a Monteiro próxima terça para realizar audiência pública e premiar estudantes

A 4ª etapa do projeto ‘Focco em Movimento’ chegará a Monteiro, no Cariri paraibano, na próxima terça-feira (24/10). Integrantes do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) e do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizarão audiência pública e premiarão estudantes da região que participaram do 2º Concurso de Redação contra a Corrupção, cujas provas foram aplicadas no último dia 14 (sábado). O evento acontecerá no pátio do campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro.

A partir das 14h, uma equipe estará no campus fazendo coleta de denúncias e dando orientações à população. Já às 19h, será realizada a audiência pública e, ao final, acontecerá a entrega dos prêmios do Concurso de Redação.

            O coordenador do Focco-PB, o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, lembrou que serão premiadas as três melhores redações. O 1º lugar ganhará um notebook, o 2º lugar um tablete e o 3º lugar um smartphone. Os três primeiros colocados também serão premiados com um curso completo de português, na modalidade EAD, numa parceria do Focco-PB, MPT e Centro de Cultura Zarinha.

            “Ao todo, 104 estudantes fizeram a redação e estão concorrendo aos prêmios. O tema foi ‘Em que a corrupção contribui para a pobreza em uma nação’”, informou Cláudio Gadelha, acrescentando que a prova de redação foi aplicada na Escola Estadual José Leite de Sousa. O concurso foi aberto a estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O concurso é promovido pelo Focco-PB, em parceria com o MPT e o Centro de Cultura Zarinha.

Premiação.

Como participar – As pessoas podem participar da Audiência Pública apresentando sugestões e propostas durante o evento. Além disso, elas também podem ser apresentadas de forma anônima, por escrito, remetidas previamente à Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, ou por meio do e-mail prt13.gab.claudio.gadelha@mpt.mp.br, ou ainda, até o final da Audiência Pública, enviada à Mesa Diretora dos trabalhos.

           

Sobre o projeto

Com o slogan “Corrupção: corte esse mal pela raiz”, o Focco está visitando municípios convidando a população a fazer parte deste movimento. Integrantes do Focco estão dando orientações à população de como fiscalizar os gastos públicos e agir em caso de fraudes e irregularidades na administração pública. Durante a passagem do Focco na cidade, também há coleta de denúncias e sugestões.

Segundo o procurador Cláudio Gadelha, a Audiência Pública tem como objetivo discutir com a população em geral da Região Metropolitana de Monteiro os mais graves problemas relacionados à corrupção, para fins de enfrentamento coletivo dessa prática ilícita, através da participação da sociedade aliada aos órgãos de controle integrantes do Focco.

            O projeto ‘Focco em Movimento’ já esteve nos municípios de Patos, Guarabira e Sousa.

Participam desse projeto mais de 10 entidades, entre elas, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Estadual, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Funasa, INSS, Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) e Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Siga nas Redes Sociais:
Facebook:
@mptpb
@foccopb

Site: http://www.foccopb.gov.br/

Imprimir