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MPT e INSS fazem campanha para orientar população a usar aplicativo para solicitar e acompanhar benefícios

31/08/2020 – “Sua vida é seu maior benefício”. Este é o slogan da campanha que está sendo lançada nesta segunda-feira (31) pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para orientar e incentivar a população a utilizar o aplicativo ‘Meu INSS’, que pode ser acessado pelo celular (Android ou IOS) ou pelo computador, no endereço meu.inss.gov.br.

Por essa ferramenta, o Instituto garante que o usuário pode solicitar mais de 90% dos serviços do INSS sem precisar sair de casa. Serviços como auxílio-doença, aposentadorias, salário-maternidade, amparo ao idoso e a pessoas com deficiência, bem como pensões podem ser solicitados e acompanhados pelo ‘Meu INSS’.

­­Preocupados com a retomada das atividades presenciais do INSS devido à pandemia da Covid-19 – prevista para 14 de setembro – o MPT e o INSS na Paraíba firmaram uma parceria para a realização da campanha, que possui vídeo (de 1 minuto) para redes sociais e TVs, spot de rádio e posts para mídias sociais, além da divulgação de tutoriais do INSS sobre como utilizar o aplicativo. O MPT pede o apoio da imprensa e da sociedade em geral para divulgação do serviço à população paraibana.

“Nesse momento excepcional em que vivemos, é importantíssimo dar a mais ampla publicidade a essa ferramenta digital ‘Meu INSS’, a fim de promover o acesso de pessoas com maior vulnerabilidade aos serviços e benefícios disponíveis, evitando aglomerações nas agências do INSS quando do retorno às atividades presenciais, protegendo a saúde e segurança dos trabalhadores e da população em geral”, afirmou a procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar.

Cidadania digital’

“A campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a utilização das plataformas digitais de atendimento do INSS. Além de evitar aglomeração de pessoas nas agências da Previdência Social, mitigando os riscos de contágio nesse período de pandemia, essa inciativa constitui, na verdade, um instrumento de ‘cidadania digital’. Nesse novo mundo 4.0, das novas tecnologias de informação e comunicação, a inclusão digital dos trabalhadores segurados é, antes de tudo, um sinônimo de cidadania 4.0”, acrescentou o procurador do Trabalho em Campina Grande, Marcos Antonio Ferreira de Almeida.

Ferramenta pública e transparente

O procurador Raulino Maracajá enfatizou que a campanha busca o apoio da imprensa e da sociedade para que usuários e servidores do INSS tomem os devidos cuidados quando houver o retorno presencial das atividades, com as agências preparadas e com medidas protetivas. “A campanha visa, principalmente, a divulgação da ferramenta tecnológica ‘Meu INSS’, onde o usuário não precisa se dirigir às agências, já que mais de 90% das atividades que o INSS faz fisicamente podem ser feitas pelo aplicativo. Essa parceria é para tornar essa ferramenta pública e transparente para todos”, acrescentou.

INSS: 342 mil acessos em um mês só na Paraíba

“O uso da ferramenta ‘Meu INSS’ já é cotidiano para boa parte da população brasileira, com aproximadamente 18 milhões de downloads e 6 milhões de instalações ativas. Na Paraíba, já são 150 mil downloads, sendo o município de João Pessoa responsável por cerca de 81 mil deles, com aproximadamente 27 mil instalações ativas. No último mês de julho, o INSS registrou cerca de 342 mil acessos à plataforma apenas no nosso Estado”, informou o gerente executivo do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira.

O diretor nacional de Atendimento do INSS, Jobson Sales Paiva, destacou que a instituição buscou experiências internacionais no tocante às práticas e aos protocolos de suspensão e retomada do trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. Ele informou, ainda, que os canais remotos de atendimento – em especial a ferramenta ‘Meu INSS’ – teve a sua capacidade de processamento ampliada durante a pandemia e que ainda existe uma capacidade de acessos disponíveis de 350 mil acessos por dia.

Serviços mais demandados ao INSS: Auxílio-doença lidera a lista

Solicitação de ‘auxílio-doença’, ‘aposentadorias’, ‘salário-maternidade’, ‘amparo ao idoso e a pessoa com deficiência’ e, ainda, de ‘pensões’ são os cinco serviços mais demandados ao INSS, sendo que o auxílio-doença lidera a lista. Esses cinco serviços representam cerca de 80% de tudo o que se pede ao INSS e todos eles podem ser solicitados pelo aplicativo ‘Meu INSS’, segundo destacou o gerente executivo do INSS em Campina Grande, Marcus Vinicius.

Ele informou que, na retomada das atividades presenciais, só serão atendidos os casos agendados, a exemplo de ‘perícia médica’ e ‘avaliação social’, serviços que ainda não podem ser feitos pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Marcus Vinicius reforçou a importância da campanha, para reduzir o número de pessoas indo às agências e o risco de contaminação da Covid-19, inclusive no trajeto. “Temos todos os órgãos irmanados em um objetivo único, que é a segurança do cidadão e dos servidores. Esperamos que, com o envolvimento de diversas instituições, possamos nos tornar um exemplo para os demais Estados, para que possam replicar o nosso modelo de atuação”, destacou.

A campanha “Sua vida é seu maior benefício” também pode ser acompanhada pelos canais de comunicação e redes sociais do MPT-PB (site: www.prt13.mpt.mp.br; Instagram: @mptparaiba; Facebook: @mptpb).

> SERVIÇO ‘MEU INSS’:

Assista aos tutoriais no endereço:

www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

Conheça os serviços do ‘Meu INSS’:

No ‘Meu INSS’ você pode solicitar vários serviços e benefícios sem sair de casa. Pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após fazer a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo ‘Meu INSS’ ou telefone 135.

Mais de 90 serviços podem ser solicitados pelo ‘Meu INSS’.

>Confira alguns:

- Aposentadoria por Idade

- Aposentadoria por tempo de contribuição

- Salário-maternidade

- Pensão por morte

- Auxílio-doença

- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal

- Benefícios Assistenciais

- Certidão de tempo de contribuição

- Alterar local ou forma de pagamento

- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal

- Solicitar pagamento de benefício não recebido

- Recurso e revisão

 

 Assista ao vídeo da campanha:

Clique aqui

 
 

Ascom/MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

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